Poluição Visual

 A poluição visual é o excesso de propagandas, outdoors e desenhos somados ao tamanho extremamente grande deles. O excesso de luzes piscando e o tamanho fazem com que o cérebro entre em pane. E então você fica inconsciente, podendo levar à morte por atividade cerebral excessiva. Causado também pelos grafiteiros, que picham as paredes, muros e etc. A poluição visual causado pelos grafiteiros, saiu da favela e foi, também, para internet como spam e propaganda.

A poluição causa muita polêmica em relação de solucioná-la, pois a estética é um alvo fortemente avaliado. Há pessoas que acreditam que esse termo é utilizado para limitar a liberdade de expressão, como uma espécie de ditadura estética. Mas, ao mesmo tempo, existem pessoas que acreditam que esta poluição confude, causa estresse e outros fatos -envolvidos com o excesso de informação-. Tal poluição causa desconforto, desvaloriza as cidades -tornando-as em espaços publicitários- e traz excesso de informação. A publicidade, de forma moderada, é aceitável; porém, sem leis, a população abusa de tal meio e causa, assim, o problema da poluição visual.

Os tipos de propaganda que são colodas nos postes causa grande prejuízo para os veículos de comunicação local como rádios, jornais, internet e carros de sons, e é feito por entiades que deveriam fiscalizar e inibir este tipo de propaganda. Existem leis municipais e da própria concessionária de energia, que proíbe o uso indevido dos postes; além do risco de acidentes com instaladores.

Deveríamos seguir o exemplo de Belo Horizonte e outras cidades, que estão em plena campanha para limpeza visual.

Apesar de tantos transtornos gerados pela poluição visual, poucas providências são tomadas para solucionar esse problema. Um dos motivos é que a própria população, muitas vezes, não percebe os prejuízos causados por esse processo. Diferentemente dos outros tipos de poluição, como atmosférica, hídrica, do solo e sonora, que geram problemas mais perciptíveis. A poluição visual ocasiona transtornos, principalmente pscicológicos, que muitas vezes não são notados pelas pessoas.