Copa do Mundo - Grupo B
(Nigéria, Argentina, Coreia do Sul e Grécia)

Nigéria

É um país sofre com a poluição da forma que São Paulo, em partes. Com lixos, out-doors, propagandas, publicidade e etc. O governo não aprensenta grande preocupação com o problema no país.

Alguns lugares do país contém mais população do que o aceitável, isso traz de consequência a grande produção de lixo. As aglomerações em centros urbanos são alvos de propragandas em todos os cantos, para onde olhar. Sem contar a falta de coerência com as 'barracas' e a estética dos edifícios.Sem preservação de paisagens naturais, o que o torna, esteticamente, em um lugar não agradável aos olhos. Isso é exatamente o que traz as consequêcias ditas em outros tópicos; a confusão e o pane cerebral.

O país sofre com guerras. A destruição de edifícios junta os restos de concreto, que

um dia constituíram um prédio, e junta o lixo. É quase impossível ver uma imagem de um prédio na Nigéria derrubado e não sentir incômodo, imaginar pessoas que vivem ali. Vários focos para se olhar, restos da construção, pertences e objetos que estavam no prédios, pontos de fuga e etc.

 

Argentina

Buenos Aires é conhecida como uma cidade européia na América Latina. "Embora não se compare a São Paulo em tamanho - ela é muito menor -, em Buenos Aires, se é que existe o problema de poluição visual, garanto que ele não é, nem de longe, comparável à questão paulistana", afirma o designer gráfico e professor de comunicação visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Zibel. "É claro que em Buenos Aires há outdoors e luminosos, mas é tudo bastante comportado. Certa vez, quando estava lá vi um anúncio em um prédio que me chamou muito a atenção justamente por não ter nenhum outro ao lado dele. Não era como essa loucura que se vê em São Paulo, onde você vê um outdoor, depois outro e outro, a ponto de a pessoa mal conseguir ler o que está escrito em um e já ver outro logo na seqüência." (fonte)

Disso, podemos concluir que a preocupação dos argentinos é maior d

o que a dos brasileiros -que em sua maioria, parece inexistente-. Em 1978, a Copa ocorreu no país, em Buenos Aires. Consequetemente, os órgãos públicos se preocuparam as estética da cidade. Solucionaram o problema -de forma claramente visível- e manteram assim, o turismo. A população brasileira acredita que com os Jogos Olímpicos e a Copa, o Brasil consiga melhorar em seus defeitos e, assim, mudar a imagem no exterior.

O problema em São Paulo surgiu no século 19, com o ínicio das indústrias. Acontece é que os governantes não se preocuparam com o problema, que foi passando adiante. Recentemente que o poder público demostrou preocupação, trazendo uma solução que melhorou a estética da cidade. A medida tomada trouxe muita polêmica, críticas negativas. Fica claro que essas críticas negativas vieram da falta de informação, mostrando não que a população é ignorante, e sim que não foi uma falha do governo em não anunciar ou explicar o motivo da medida tomada. 

Coréia do Sul

"É fácil, na Coréia, saber onde estão os estabelecimentos comerciais, você os identifica pela poluição visual. São dezenas de placas umas por cima das outras, cheias de caracteres coreanos."

 

 

Grécia

"Ilha de Hydra (Grécia) -  A Ilha de Hydra é uma ilha rochosa situada a 35 milhas náuticas do Porto de Pireus, na Grécia.

Não há poluição visual lá porque não existem edifícios de apartamentos, grandes condomínios e hotéis gigantescos. Em todos os lugares ao longo da costa do Mediterrâneo, da Turquia à França, há terríveis construções de concreto, mas não na Ilha de Hydra, onde as leis são severas com o objetivo de preservar a beleza da ilha e deixa-la bonita para o turismo." 

Na Ilha Hydra não existe poluição ambiental porque os governantes decidiram manter a cidade fora do padrão moderno, ou seja, sem prédios e outras coisas que se encontram principalmente em cidades grandes, que costumam ser muito poluídas tanto visualmente como sonoramente. 

Em São Paulo seria impossivel manter a cidade sem prédios, pois há uns 100 anos ja começaram as construções de prédios e indústrias e com isso a poluição teve seu ínicio. Mas a poluição poderia ser diminuida com pequenos atos dos próprios cidadãos e principalmente com a ajuda do governo.