Tratamento de Água Potável

Na água não tratada sempre encontramos algum resíduo dos materiais com da qual podemos entrar em contato. Mesmo a água doce da natureza, onde se encontra nos rios, lagos e lençóis subterrâneos, contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como, por exemplo, sais dissolvidos, partículas em suspensão e microorganismos.


Então para que a água fornecida para o uso popular em boas condições, ela precisa ser potável, ou seja, passa por algumas etapas de tratamento.

Coagulação -> Floculação -> Decantação -> Desinfecção -> Fluoretação 

 

Etapas do tratamento de água potável:

Coagulação- Quando a água mais suja recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio (tânino em algumas estações de tratamento). Este elemento faz com que as partículas sólidas (sedimentos), sobretudo argila, iniciem um processo de aglomeração.

Floculação– Em seguida quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das partículas impuras, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos mais pesados.

Decantação– logo após a floculação a água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água através do movimento gravitacional, indo para o fundo dos tanques.

Desinfecção- A água neste ponto parece ser potável, apenas sob o aspecto organoléptico, mas para termos certeza de sua total proteção, é feita o processo chamado de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração serve para eliminar os germes patogênicos (que fazem mal a saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira da pessoa que á usara.

Fluoretação– essa etapa do tratamento e opcional, mas é muito útil, pois reduz incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Essa parte do tratamento é a base de fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas.