Projetos de Reciclagem

O que é a reciclagem? 

É, antes de tudo, uma forma de preservar o mundo. Todo o material que você utilizou e que “não será utilizado novamente” pode ser reciclado. As coletas de lixo reciclam: papel (azul), plástico (vermelho), vidro (verde) e metal (amarelo). Isso evita que esses materiais, que podem ser utilizados de outras formas, vão para lixões: onde levarão anos/décadas/séculos para se decomporem e irão poluir o solo e o ar, ou até mesmo os rios.

Por que é importante reciclar?

Todo este lixo que você reciclará, irá diminuir a exploração de recursos naturais e consumo de energia; limpeza na cidade e qualidade de vida; diminui a poluição do solo e do ar; prolonga a vida útil de aterros sanitários e melhora a produção de composto orgânico;criação de emprego para pessoas não qualificadas; cria consciência para ecologia e para valorização da limpeza urbana; facilita na utilização de utilizar o lixo como forma de gerar energia.
O Brasil joga muita comida fora e a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia. O Brasil é considerado um grande "reciclador" de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome.

Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a retirada de cinco toneladas de minério bauxita e 95% de energia elétrica. Um quilo de vidro usado transforma-se em um quilo de vidro novo. Não há perda de matéria-prima, praticamente não produz resíduo e economiza 30% de energia elétrica. A cada 50 quilos de papel reciclado estamos evitando que uma árvore seja cortada. O papel pode ser reciclado várias vezes, dependendo do tamanho de suas fibras. A energia economizada com a reciclagem de 1 lata de alumínio é suficiente para manter uma TV ligada por 3 horas.


O que você pode fazer?

A atitude de cuidar do planeta não é preocupação exclusiva de políticos ou das grandes indústrias, mas também é dever do cidadão. E, educando e criando atos diários, é a maneira mais fácil de ajudar com a reciclagem; que depois de fazer parte da rotina, parecerá pouca coisa. 

 “Pense globalmente, aja localmente”

- Reduza desperdícios: quanto mais recursos são desperdiçados, mais é necessário retirar os recursos da natureza.

- Recicle seu lixo: separe os papéis, os vidros, os plásticos e os materiais de alumínio e os entregue aos sucateiros. A reciclagem diminui a demanda por matérias-primas virgens e reduz o consumo de energia.

- Evite os descartáveis: Embalagens de espuma, frascos one-way, latas de cerveja e plástico são materiais difíceis de degradar no ambiente. Também provocam poluição atmosférica, quando queimados.

- Não jogue lixo na natureza ou nas ruas da cidade: não há porque deixar esses rastros de sujeira, não é mesmo? Procure um lixo, guarde/segure até encontrar um lugar adequado para jogar no lixo.
- Cuidado com lixo químico ou tóxico: utilize-os corretamente e, pilhas, por exemplo, possuem um destino específico – conduza-os corretamente. Evite contaminar o lixo e esgoto (lugar de óleo não é no ralo!).

- Siga o R’s: segue a lista dos 5 R’s para melhorar a vida:

1. Repensar: antes de comprar algum produto, pense se vale a pena. Procure consumir somente os produtos com embalagens reutilizáveis.

2. Recusar: recuse aqueles produtos que só fazem mal ao meio ambiente.

3. Reduzir: significa que a prioridade deve ser dado aos materiais que possuem maior durabilidade

4. Reutilizar: crie produtos artesanais ou os separe para pessoas que trabalham com isso.

5. Recicle: O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas.