Soluções

Aqui serão apresentadas as idéias, para soluções de tratamento de esgotos.
Para ficar mais eficaz, ficar melhor, etc.

1- Reciclagem. Com a ciclagem, vão menos lixo as ruas; com menos lixos às ruas, vão menos lixos para os esgotos; sendo assim um uma água limpa na casa de todos!
2- Sabemos que o Sabesp trabalha no conceito de tratamentos de esgoto, e sabemos também o quanto de bom ele fornece a população. Sendo assim, poderiam instalar Sabesp(s) em todos os municípios, para todos os bairros. Sendo estabelecida em todos os bairros e municípios do Brasil!
3- Tratamento de lagos, rios e etc., para que assim a água que nós tomarmos em casa seja limpa e pura.
4- Sermos mais ativos no requisito de cobrar o governo, para assim, o governo ficar mais em cima dos órgãos que trabalham com o tratamento de esgotos, para termos a água 100% em nossa casa.
5- Usar a tecnologia que órgãos do governo têm para conseguirmos melhorar o tratamento de esgotos.
6- O povo tem que ter a própria conscientização e o próprio respeito com sua parte. Porque assim o tratamento fica mais simples, rápido e eficaz.
7- Ter uma caixa de proteção, por exemplo. Nesta caixa fica o que tem de ruim dos esgotos, e logo em seguida, um processamento, para que a água fique limpa.
8- Governo deve fornecer aparelhos, para que possam transformar a água do esgoto em água pura.
9- Manter contato com os órgãos que trabalham para tratamento de esgotos, ajudando, fornecendo o que for necessário, para assim, chegar água limpa em cada torneira de cada casa.
10- Usar os seguintes recursos: Fossas sépticas, Fossas com filtro anaeróbico, Lagoas de estabilização, Estações de tratamento de estágios preliminar, primário e secundário.

 

OBS: Definições de:
- Fossas Sépticas: As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria 

- Fossas com Filtro Anaeróbico: São reatores biológicos anaeróbios onde microorganismos participam ativamente no decréscimo da matéria orgânica. 

- Lagoas de Estabilização:constituem-se na forma mais simples para o tratamento dos esgotos. Há diversas variantes dos sistemas de lagoas de estabilização com diferentes níveis de simplicidade operacional e requisito de área.
- Estágio Preliminar: O tratamento preliminar destina-se principalmente à remoção de Sólidos Grosseiros e Areia. Os mecanismos básicos de remoção são de ordem física, como peneiramento e sedimentação. A remoção dos sólidos grosseiros é feita frequentemente por meio de grades, mas pode-se usar também peneiras rotativas ou trituradores
- Estágio Primário/Secundário: O tratamento primário destina-se à remoção de Sólidos em Suspensão Sedimentáveis e Sólidos Flutuantes.Os esgotos, após passarem pelas unidades de tratamento preliminar, contêm ainda os sólidos em suspensão não grosseiros, os quais podem ser parcialmente removidos em unidades de sedimentação.
- Estágio Secundário/Terciário: O principal objetivo do tratamento secundário é a remoção da matéria orgânica (MO). Esta se apresenta nas seguintes formas: Matéria Orgânica Sissolvida (DBO solúvel) -a qual não é removida por processos meramente físicos, como o de sedimentação, que ocorre no tratamento primário- e Matéria Orgânica em Suspensão (DBO suspensa ou particulada), a qual é em grande parte removida no tratamento primário, mas cujos sólidos de decantabilidade mais lenta persistem na massa líquida.
 

OBS²: Fonte de cada definição no nome.

Os últimos três itens são de um arquivo do word, com o seguinte link para download: 200.199.231.226/alunos/tratamentoresumo.doc