Objetivo

 

           Quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é re-introduzido nos lagos e rios. Contaminados, estes mananciais, podem conter microorganismos causadores de doenças como: diarréia, hepatite, cólera e febre tifóide.   Antes do consumo humano as partículas precisam ser removidas de lagos e rios, para evitar a contaminação de doenças transmitidas pela água. Daí a necessidade de se tratar a água para que esta volte a ser propícia para o consumo humano.

           Quando pensamos em água tratada normalmente nos vem à cabeça o tratamento de uma água que estava poluída, como o esgoto, para uma que volte a ser limpa. Existe a diferença entre os tratamentos de água e de esgoto.

          - O tratamento de água potável é feito à partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microorganismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água.

           - Já o tratamento de esgoto é feito a partir de esgotos residenciais ou industriais para, após o tratamento, a água poder ser re-introduzida no rio minimizando seu impacto ao ambiente.